segunda-feira, 18 de abril de 2011

INTRODUÇÃO: O ASSUNTO, O MÉTODO E O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO


- O objeto de estudo de Malinowski é o sistema de comércio, o Kula.
- O Kula é um comércio intertribal entre comunidades num largo anel de ilhas, através da troca numa relação comercial.
- Malinowski diz que os métodos usados pelo etnógrafo devem ser aplicados com honestidade e imparcialidade, e, sobretudo com sinceridade metodológica.
- Ele critica alguns métodos por falta de clareza nas ideias, não levando o leitor a uma boa compreensão das pesquisas escritas.
- Malinowski considera o contato com o nativo o fato mais importante para se realizar uma pesquisa coerente, além disso, a coleta de material.
- É de grande importância que o etnógrafo não se deixe conduzir por opiniões distorcidas que vêm daqueles que têm pouco contado com os nativos.
- E para obter o sucesso na pesquisa etnográfica é necessário considerar três princípios metodológicos:
O PRIMEIRO PRINCÍPIO
 O ESTUDIOSO DEVE TER OBJETIVOS VERDADEIRAMENTE CIENTÍFICOS E CONHECER OS VALORES E CRITÉRIOS DA MODERNA ETNOGRAFIA
O SEGUNDO PRINCÍPIO
DEVE CRIAR CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA O TRABALHO, O QUE SIGNIFICA, PRINCIPALMENTE VIVER ENTRE OS NATIVOS, LONGE DOS OUTROS BRANCOS

O TERCEIRO PRINCÍPIO
O terceiro princípio metodológico é a aplicação de métodos especiais de coleta , manipulação e registro de dados.
OBJETIVO: Malinowski busca registrar para poder apresentar uma imagem completa e adequada da cultura nativa.
O QUE REGISTRAR?
1. Contorno nítido da constituição tribal e dos itens culturais cristalizados que formam o esqueleto.
2. Fatos da vida cotidiana e comportamento costumeiro.
3. Perspectivas, opiniões e expressões dos nativos.
ATOS DA VIDA TRIBAL: Obrigações costumeiras (Ideias, sentimentos e impulsos) moldadas e condicionadas pela CULTURA.
1. Rotina prescrita pelo costume e pela tradição;
2. O modo pelo qual ela é desenvolvida;
3. O comentário sobre ele, contido na mente do nativo.
É esta peculiaridade ética que se deve estudar e registrar.
Malinowski questiona: isso é possível? Não são dados subjetivos, evasivos e uniformes?
A pior dificuldade nos estudos dos fatos da psicologia social é que a maioria das pessoas não são capazes de formular certos estados psicológicos e de expressa-los em palavras.
Mesmo diante desta dificuldade, Malinowski apresenta meios práticos para supera-la.
1. Estudar os modos estereotipados de pensar e sentir
- Não interessa o que pensam e o que sentem como indivíduos, mas o que pensam e sentem como membros de uma dada comunidade.
- O ambiente sociocultural em que vivem acaba por força-los a pensar e a sentir de um modo definido.
TERCEIRO MANDAMENTO DA PESQUISA DE CAMPO
- Descubra os modos típicos de pensar e sentir correspondentes às instituições e à cultura de uma determinada comunidade e formule os resultados da maneira mais convincente possível.
PROCEDIMENTO A SEGUIR
- Produção literal das declarações de importância crucial: termos da classificação nativa, termos técnicos sociológicos, psicológicos e industriais.
- Os etnógrafos constituíram o contorno verbal do pensamento nativo.
- Nesse sentido, o objetivo do etnógrafo é adquirir o conhecimento da língua nativa e utiliza-lo como instrumento de investigação.
- Mas ainda pode-se encontrar dificuldade na tradução por falta de terminologia, que rouba características  significativa da língua nativa.
- Busca-se escrever na própria língua nativa.
- O conhecimento da língua ajuda a adquirir um abundante material linguístico e uma serie de documentos etnográficos, que podem também ser utilizados por outros pesquisadores.
TRÊS CAMINHOS PARA ABORDAR OS OBJETIVOS DA PERQUISA DE CAMPO ETINOGRÁFICA
1. Organização da tribo e anatomia de sua cultura registrada através estatísticas correta.
2. Imponderabilia da vida real e com o tipo de comportamento coletado através de observações minuciosas e detalhadas por meio de contato com o nativo e registrada num diário.
3. Corpus inscriptionum: Coletânea de afirmações etnográficas, expressões típicas, itens do folclore e formulas magicas.
- É preciso captar o ponto de vista do nativo, sua relação com a vida, apreender a sua visão do seu mundo.
ESTUDAR O HOMEM NO SEU ÍNTIMO
- Em cada cultura mudam os valores, os objetivos, impulsos e anseios.
- Em cada cultura encontra-se diferentes instituições,  costumes, códigos de lei e moral.

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