domingo, 24 de abril de 2011

Sacramento: "Ex opere operato"

8. O “EX OPERE OPERATO”
Para designar a eficácia objetiva dos sacramentos, a teologia escolástica criou a fórmula “Sacramenta operantur ex opere operato”, querendo dizer que os sacramentos operam em virtude do rito sacramental que se realiza. O Concílio de Trento sancionou esta fórmula, duramente criticada pelos reformadores: “Si quis dixerit, per ipsa novae Legis sacramenta ex opere operato non conferri gratiam, sed solam fides divinae promissionis ad gratiam consequendam sufficere: anathema sit” (DS1608)
Que os sacramentos possuem eficácia por si mesmos e não só em virtude das disposições do ministro e do sujeito, é doutrina segura da Igreja, a qual está convencida de que são ações de Cristo. Assim o expressa S. Agostinho, comentando o evangelho de S. João: “Se disse do Senhor, antes de sua paixão, que batizava mais que S. João; e se acrescenta: se bem não era ele que batizava, senão seus discípulos (Jo 4,1-3). Ele e não Ele: Ele pela potestade, estes pelo ministério; estes emprestavam sua atuação para batizar, o poder para batizar permanecia em Cristo (...) Os que Judas batizou não foram batizados por Judas, mas por Cristo. Assim também os que foram batizados por um bêbado, um homicida, um adúltero, se o Batismo era de Cristo, por Cristo foram batizados” (In Ioh. Evang. 5,18).
Esta doutrina se baseia também em S. Paulo, o qual atribui a eficácia dos sacramentos a Deus Pai e a Cristo: “O Pai nos salvou por meio de um banho regenerador e renovador”(Tit 3,5) - “Jesus Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de purificá-la com o banho da água e renová-la pela Palavra”(Ef. 5,25s). Em S. João podemos ver que Jesus atribui a eficácia do Batismo ao Espírito Santo: “o que não nasce da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”(Jo 3,5).
Foi esta doutrina promulgada pelo Concílio de Trento, segundo o qual “os sacramentos contém e conferem ‘ex opere operato’ a graça que significam a aqueles que não colocam obstáculo (non ponentibus obicem)” - DS 1606 e 1608. Aqui se define que os sacramentos dão a graça “ex opere operato”, ou seja, pela obra dada ou em virtude da obra dada, pelo fato de que o rito se faz, pela mesma força do gesto sacramental, etc. Ademais, se diz que o que conferem é a graça. Que os sacramentos produzam seu efeito em força do obrado não quer dizer que se force Deus a obrar, pois Ele mesmo quis obrar por meio de seus sacramentos e é Ele mesmo quem impulsiona a Igreja a celebrá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário