segunda-feira, 18 de abril de 2011

RAZÕES DO EMPREENDEDORISMO

RAZÕES DO EMPREENDEDORISMO

Antes de apresentar as razões do empreendedorismo ou do empreendor, vamos retomar o conceito mais aceito hoje sobre este tema. Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”, afirma que o empreendedorismo é o processo de CRIAR algo diferente e com valor, dedicando TEMPO e o ESFORÇO necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes RECOMPENSAS da satisfação econômica e pessoal.
O empreendedorismo é um método de que necessita de motivações profundas para que se alcançe todos os objetivos necessários ao sucesso da empresa através de açãoes inovadoras. Já vimos que todo empreendedor possui um perfil bem contigurado, que o ajuda nessa missão. Mas é nas razões que o empreendedor encontra as energias que o levam a modificar, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.
Antes de tudo, queremos falar das motivações do empreendedor. O empreendedorismo busca a auto-realização de que quem utiliza este método de trabalho, estimular o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, apoiando a pequena empresa, ampliando a base tecnológica, criar empregos, evitar armadilhas no mercado que está incindido. E re-orientar o ensino brasileiro para a velocidade nas mudanças, novas tendências internacionais, adaptar-se ao novo mercado, com ética e cidadania.
A auto-realização e o desenvelvimento são as principais motivações do empreendendor. Todavia, ainda podemos falar de alguns motivos que também assumem importante papel na dinamização do mercado e na expansão dos negócios.
Temos a seguir duas pesquisas que apresentam alguns motivos que revelam as necessidades materiais dos empreendedores.

PESQUISA DA REVISTA INC COM 462 EMPREENDORES
RAZÕES PARA ABRIR O PROPRIO NEGOCIO
            Por que você se tornou um empreendendor?
1. Você é capaz de controlar o seu próprio destino: Possuir o próprio negócio e não trabalhar para os outros. Ter o controle e tomar próprias decisões. Isso permite construir uma cultura empreendedora capaz de fortalecer a marca da empresa.
2. Você define os seus horários Fexibilidade nos horários e prioridades.
3. Escolhe seus funcionários e parceiros: O empreendedor que deverá fazer a seceleção de proficionais que irão trabalhar para o crescimento da empresa. Busca-se pessoa que partilham com os mesmo princípios e com afinidade no setor de atuação do negócio.
4. Você assume riscos e colhe frutos: Mesmos com os riscos a empresa poderá gerar importantes resultados. Busca-se aprender com os erros e criar boas estratégias para superar as crises.
5. Você aprende a todo instante: A todo instrante se apresende algo novo através da necessidade de tomar decições importes para o futuro do empreeendimento.

10 RAZÕES PARA SER UM EMPREENDEDOR SEGUNDO O LIVRO THE SKINNY ON
Cada um tem as suas razões para se tornar um empreendedor. Mas aqui vão mais algumas. Dez, na verdade, que mostram que empreender faz bem à saúde. Jim Randel, autor da série de livros The Skinny On, elencou 10 pontos para dizer porque os empreendedores vivem por mais tempo.
1. Estresse: Os empreendedores, apesar de viver com o tempo contado e pressões financeiras, são menos estressados do que as pessoas que trabalham em grandes organizações e têm pouco controle sobre as atividades diárias no escritório.
2. Satisfação: Uma pesquisa recente feita com 1.000 trabalhadores mostrou que os donos de seus próprios negócios são mais felizes no trabalho.
3. Controle: O empreendedor responde a um único chefe: ele mesmo.
4. Liberdade: Quando o empreendedor precisa realmente tirar uma folga, ele simplesmente tira.
5. Rotina: Uma das melhores coisas de ser empreendedor é que você pode estabelecer seus próprios horários e fazer o seu dia de acordo com o seu bio-ritmo. O empreendedor não fica preso ao horário convencional, necessariamente. Se precisar de uma soneca ao meio dia, tudo bem.
6. Frustração: Os empreendedores ficam menos frustrados que os empregados de uma empresa, inclusive na terceira reunião do dia para discutir o mesmo assunto.
7. Meritocracia: Não há amarras para o progresso do empreendedor. A única coisa que conta é a sua performance e o reconhecimento pode vir de seu desempenho individual.
8. Riscos: A adrenalina de tomar decisões e correr riscos mantém o sangue correndo nas veias.
9. Peso: A obesidade não é problema para os empreendedores. Afinal, não há tempo para comer.
10. Necessidade: Empreendedores precisam viver mais para dar conta de pagar todas as dívidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário